1: Significado Numerológico

Uma vontade intensa. Grandes poderes de auto-realização e auto-controlo. O autoritarismo.

O símbolo do homem de pé, o único na criação a possuir esta faculdade. É o símbolo do homem activo, que está associado com os resultados da criação. É também o lugar, o lugar de morada do ser, a fonte e o fim de todas as coisas, é um centro, por assim dizer. Este centro pode ser místico e brilhar como um Sol. Uma base, um ponto de partida é 1. Faz parte dos símbolos unificadores, bem como dos símbolos que reconciliam o oposto, que unem o oposto.

Este número concilia o racional e o irracional, o intelecto e a imaginação, a realidade e o ideal, o concreto e o abstracto. Se o zero continha todo o possível no seu estado oculto, o 1 contém todas as potencialidades e mostra. É a fonte, o ponto de partida, a unidade essencial na origem de todas as coisas; o princípio gerador de tudo o que é. Dotado de uma considerável energia masculina, 1 é o originador, o criador, aquele que comanda e gere os outros, o homem de acção, o pioneiro, e por extensão, o tirano. O início, o início, mas também a renovação, a oportunidade de fazer um novo começo está contida neste número. É por vezes um período de liderança e responsabilidade, sempre uma fase muito enérgica, mas muitas vezes solitária e difícil, muitas vezes invejável.

2: Significado em Numerologia

Sindicatos, associações. Encorajar a ser ligado, a colaborar. A timidez.

2, tal como a cópia, tem o seu simbolismo. 2 é oposição, conflito, reflexão, equilíbrio alcançado ou ameaças latentes, ambivalência e duplicação. É atribuído ao arquétipo da Mãe, o princípio feminino. É uma involução desastrosa ou evolução criativa, o dualismo sobre o qual toda a dialéctica se baseia. Luta, movimento, progresso, divisão, multiplicação, síntese são também atribuídos a 2, o que pode reforçar o valor simbólico do que o rodeia. Pode também multiplicar infinitamente o poder. É o reflexo, o duplo de 1. O duplo tempo que rege o nosso mundo, deriva do princípio do inverso: dia e noite, yin e yang, acção e reacção, é a polaridade e os equilíbrios.

O homem é 1, a mulher é 2. Um e o outro é aquele que se organiza por trás daquele que dirige, o “segundo brilhante”; uma pessoa bem equilibrada, sociável, diplomática, que reúne e monta; mas é também o sonhador, o utópico, que pode ir até à indecisão. Um período de colaboração, de associação na vida privada e/ou profissional, deve ser calmo e equilibrado. Por vezes sob domínio feminino, este número evoca também, no seu sentido oposto, uma fase de separação.

3: Significado em Numerologia

Desenvolver a sociabilidade. Forte sentido de comunicação. Conversador.

3 exprime uma ordem principalmente intelectual e espiritual em Deus, no Universo e no homem. Dois são gerados que geram tudo: 3 tornou-se um suporte, uma figura perfeita, expressando uma certa forma de tudo, de conclusão. Permite a perfeição da unidade divina, uma conclusão da demonstração, uma realização, uma participação onde a consciência se desenvolve que pode ser traduzida em várias formas de adivinhação. O limite entre o favorável e o desfavorável é 3. O símbolo de toda a ordem social é também 3, pelo que é benéfico, se seguirmos esta ordem social. É o sopro do espírito que irá criar, e através da palavra expressar e comunicar, o dinamismo criativo da vida e do movimento. E é também, para o casal, a vinda da terceira pessoa: a criança

3 é aquele que se expressa, que se expressa e comunica gosto, harmonia e beleza; ele é o artista, o homem dos media. Também a tagarelice, o palhaço, o desenho, a expressão, a comunicação, a criação, o movimento da vida, é de 3 a 5, um dos melhores períodos da existência.

4: Significado em Numerologia

Realizações concretas. Estabilidade. Cheiro de ordem. Rigidez.

Desde os tempos pré-históricos, é um símbolo de sólido, tangível e perceptível. É um símbolo de adição. O arquétipo do poder de adição é 4, o que significa a extensão deste poder na aparência e a extensão sobre todos os actos dos seus súbditos, (por exemplo, quando se fala de reis, chefes, etc.). O 4 está relacionado com a praça e a cruz. Simboliza o lote inteiro, o criado, o revelado. Em japonês, 4 é sinónimo de morte. Está ligado ao universo como um todo, ao mundo visível e material e à integração do ser humano neste mundo. É um número feminino. Representa uma potencialidade, que vem com a demonstração do número 5. O número 4, segundo C.G. Jung, refere-se à quaternidade, o fundamento do arquétipo da psique humana, ou seja, o conjunto dos processos psíquicos conscientes e o inconsciente, que é a condição essencial para a realização do mundo e da sua realidade. O número da demonstração material é 4, é o material, o mundo material, o universo criado, a terra, a solidez, a dureza e também a limitação, o trabalho, o trabalhador, o homem prático, sólido, metódico, ordenado, mas muitas vezes limitado. É ainda a criatura de hábito, o maníaco ou a besta de carga, um período de trabalho, muitas vezes dureza e limitação, mas que permite uma construção sólida.

Cinco são a vida, a luta, a aventura, a mudança, a liberdade, a sensualidade e a sexualidade, o aventureiro, a uma de todas as aventuras, física, emocional, espiritual ou intelectual. É o experimentador, o buscador, o homem ou mulher livre, ardente, empreendedor, magnético e sortudo, amante da vida e dos seus prazeres. É o imprudente, o zangado, o perigoso, o tempo de liberdade, de viagem, de mudança, de luta e de aventura, o tempo de vida intensa.

5: Significado em Numerologia

Mobilidade. Abertura de espírito. Adaptabilidade. A liberdade.

5, em toda a diversidade simbólica deste planeta, é a demonstração do homem, no fim de uma evolução biológica e espiritual. Indica um acto, tal como todos os números ímpares, os números pares que indicam um estado. É o número da existência material e objectiva, o símbolo da vida mostrada. 5 é a soma de 2 + 3, é também o meio dos primeiros 9 números. É a união, o centro do homem (com os seus braços estendidos, parece ser composto por 5 partes em forma de cruz), o universo (com os seus dois eixos, um horizontal, outro vertical, passando por um único centro, é a perfeição).

É a vontade divina que só pode desejar ordem e perfeição. Os 5 sentidos e as 5 formas sensatas de matéria exprimem todo o mundo perceptível. Mas também pode simbolizar a criação inacabada e o futuro fatal: está associado a falhas perigosas, tais como bebés por nascer e a morte. 5 pode ser cruel ou criativo. A letra C também simboliza o poder de uma possível transmutação. O homem que se integra no mundo material e que o dirigirá é 5, ele é o homem com os seus cinco sentidos, com a liberdade de os usar para olhar, experimentar, lutar e por vezes cometer erros.

Cinco são a vida, a luta, a aventura, a mudança, a liberdade, a sensualidade e a sexualidade, o aventureiro, a uma de todas as aventuras, física, emocional, espiritual ou intelectual. É a experimentação.

6: Significado Numerológico

Acordo, convivência, harmonia. Espírito de alojamento. Intolerante.

6 marca a oposição da criatura ao criador, num certo equilíbrio, o que implica que 6 se deve distinguir do criador, o que pode fazer, talvez criando. Mas esta distinção é uma fonte de ambivalência; ele pode curvar-se tanto ao bem como ao mal, à união, mas também à sua revolta. Pode portanto representar uma perfeição que se pode manifestar. é portanto um teste entre o bem e o mal. 6 é também atribuída, especialmente na antiguidade, a Vénus (Afrodite), pelo seu poder de encarnação. é um mediador entre a base, o princípio e a demonstração da criação. A fonte de todas as coisas intelectuais e temporais é o sexto. Como vem imediatamente antes do 7, é, portanto, o caminho do que é mostrado à consciência. Para a Bambara, é um símbolo de esplendor, o sinal dos gémeos masculinos (3 + 3). A busca da harmonia, do amor, é indicada pelo 6, o do equilíbrio alcançado entre o criador e o criado. Evolução, involução, portanto escolha, harmonia, música, dança, amor, família, comunidade, responsabilidades nacionais, dever e altruísmo são a maior parte do número. É o amante, o gentil, o gentil, o amoroso, o belo, mas por vezes demasiado sonhador e demasiado sensível. 6 é o homem responsável, por vezes a um nível muito elevado. É também o tempo do amor, da responsabilidade e do compromisso.

7: Significado em Numerologia

A vida interior. Profundidade de análise. Espiritualidade. Falta de confiança.

7 simbolizam uma transformação após um ciclo completo, seguido de um renascimento positivo. O seu simbolismo permite uma certa quantidade de livre arbítrio, após o fim de um ciclo bem sucedido. 7 também simboliza todo o tempo, espaço e o universo em movimento. É o culminar após 6 outras passagens simbólicas. O 7º dia, o dia em que Deus deixa a responsabilidade ao homem, é também um culminar dinâmico de 6 outras fases.

O 7, entre outras coisas, é um pacto humano e um todo humano, a perfeição numa unidade. São 4 + 3, sendo 4 femininos e 3 masculinos. O homem que procura uma relação com o seu criador, a ligação entre o divino e o humano. A espiritualidade pode ser evocada pelo silêncio, mistério, meditação, o mundo da filosofia, reflexão ou discussão. O 3 do mundo do Espírito é acrescentado ao 4, o mundo da matéria, para dar o 7. 7 é o místico, o pensador, o filósofo, o homem silencioso e secreto. Por vezes é alguém que esconde, ou alguém que se rebela, o tempo para a meditação, estudo, reflexão e solidão ou descanso.

8: Significado Numerológico

Poder. Sucesso material. O espírito empresarial. Manipulativo.

Oito é o número de equilíbrios cósmicos, uma mediação, que se relaciona com coisas intermédias. É o número das direcções cardinais, mais o número das direcções intermédias. Encontra-se em emissões e propaganda, tais como política e negócios ou publicidade. Concentra a entidade, o incontável. É a possibilidade de sabedoria infinita, sob inúmeras formas, no centro da educação, do esforço espiritual e de toda a investigação. Depois do 7º dia vem o 8º, que marca a vida dos justos e a condenação dos impuros. O 8º corresponde assim ao renascimento. O 8 é matematicamente o símbolo do infinito. O 8 no Tarot representa a justiça. Este número só é maléfico devido ao seu mal-entendido e uso indevido das nossas vidas.

O homem assume a luta com os 8, e é um sucesso material: ganhos, dinheiro, poder. É, portanto, o número de articulações, de passagens, de transformação, de ressurreição e de carma. É um número Cristo, uma plenitude espiritual do número 7 que se tornou material. É o homem de negócios, dinheiro e poder. É o homem de sucesso, o vencedor, carreirista, autoritário, imperioso, possivelmente desonesto, e por vezes o homem forçado à ruína. É também o poder, o dinheiro, a originalidade, o sucesso do relâmpago ou a queda, bem como os problemas de dinheiro.

9: Significado em Numerologia

Abnegação, dedicação. Exceder um. Realização. Pessoa hiperemocional.

O número 9 parece ser a medida dos gestos, da investigação frutuosa e simboliza a coroação dos esforços, como se fosse para levar a cabo uma criação. É a perfeição da perfeição, ordem dentro da ordem, unidade dentro da unidade. O Yang, assim como a plenitude são 9. Este número está completo, porque é o último dos números completos, permite a análise dos outros números, e é por isso que é a conclusão, o tempo completo. Anuncia o fim e o recomeço, uma transposição num novo plano, portanto a ideia de semente, de criação de algo mais, ao mesmo tempo a ideia de morte, é o fim de algo, o fim de um ciclo. 9 é a extensão a outros. O objectivo é alcançado, é o fim, o resultado, a conclusão, a recompensa das provas. É a plenitude dos dons, do conhecimento universal e das verdades eternas.

Com o novo, o homem pode meditar, pode ir ter com outros para ajudar, para aliviar, para ensinar. 9 é o tempo da experiência, o altruísta e o idealista, o homem mimado por todos os dons. É o momento da conclusão, de fazer o inventário, da colheita, boa ou má. Prorrogação para uns, fim para outros, é a preparação do novo ciclo.

10: Significado em Numerologia

O número 10 evoca uma necessidade de acção. Este número permite-lhe virar a sua vida em direcções positivas, se estiver pronto para crescer e evoluir. Pode até assistir a milagres ou a uma feliz reviravolta dos acontecimentos em momentos em que menos se espera.

Em geral, a alteração indicada por este número refere-se a alterações radicais ou inesperadas.

O número 10 refere-se ao facto de que as coisas tendem a mover-se em ciclos e a girar muito como uma roda.

Este número pode também indicar uma situação incerta ou de curta duração.

O número 10 é frequentemente a causa de acontecimentos inesperados que o forçam a adaptar-se em conformidade, a transformar-se, a fazer um novo começo ou a aproveitar uma nova oportunidade.

10 favorece o sucesso, mas muito provavelmente depois de ter passado por um período difícil ou de ter passado por dificuldades.

11: Significado em Numerologia

O símbolo do idealismo, intuição, energia, inspiração, vontade, coragem, mas também tensão, contradições é 11.

O 11 tem o potencial de ser uma fonte de inspiração para as pessoas. Tem uma quantidade excessiva de energia e intuição. Há tanto na psique que muitas vezes ele nem sequer compreende.

11 pode galvanizar qualquer situação em que entre. Ele inspira as pessoas, mas sem esforço consciente. A energia parece fluir através dele, sem o seu controlo. Dá-lhe tanto poder como turbulência, e por isso, por vezes, emocionalidade.

Um canal de informação entre o alto e o baixo, entre o reino arquetípico e o mundo relativo é 11. Ideias, pensamentos, compreensão e perspicácia chegam até ele sem que ele tenha de passar por um processo de pensamento racional. Parece haver uma ponte, ou ligação entre os reinos consciente e inconsciente, que ele harmoniza a um alto nível de intuição através da qual até a informação pode fluir mentalmente.

Tudo isto equivale a uma grande capacidade de invenção. Muitos inventores, artistas, líderes religiosos, profetas e figuras históricas fizeram prevalecer o número 11 nas suas cartas numerológicas.